Se você confia demais é bom saber.


Quem nunca ouviu a frase "você confia demais" de algum amigo? Pois bem, se há algum mal em confiar demais quais são os problemas? Sim existem alguns problemas, principalmente quando esse excesso de confiança nos deixa cegos para outras possibilidades.


Há um outro pensamento que é até bonitinho sobre esse assunto que é: "se o outro for mal, o problema é dele e não meu". Até que isso na teoria pode estar certo, mas na prática, na vida real, se alguém nos faz mal o problema passa a ser nosso sem dúvida, afinal estamos falando da nossa vida. Juntando os dois pensamentos encontramos o núcleo do problema em confiar demais: a maldade do outro que não está no nosso controle.


Quem dera se vivêssemos numa sociedade onde todas as pessoas fossem essencialmente bondosas, generosas, empáticas e dispostas a ver o bem do outro assim como o próprio. Mas não é verdade. Muita ingenuidade acreditar nisso. Então dá para concluir que não podemos confiar demais, a confiança precisa ser uma construção do relacionamento. Essa construção deve ser aos poucos crescendo a cada atitude para que seja uma construção sólida e claro, confiável.


Um outro ponto é o de se sentir mal por ser desconfiado, permitindo que uma certa insegurança esteja por perto, como se demonstrar desconfiança fosse demonstrar não ser seguro sobre si mesmo. Esse ponto não vale a pena gastar energia. O medo é natural para qualquer ser humano, não há pessoa sem medo e ele é necessário para nossa sobrevivência por isso ele existe. Negar essa insegurança é negar a própria existência, ou seja, não faz sentido. Enfim, que sejamos inseguros mas não trouxas.

Comentários



Mais Vistos