Você tem medo de resolver o problema.


Porque será que é tão complicado sair de alguns problemas da vida? O que será que nos prende ao núcleo desse problema e nos impede de encontrar a solução e colocá-la em prática? Será que gostamos de sofrer? Será que com o problema estamos menos pior do que sem ele? Porque esse problema começa, mas parece que não terá fim? Merecemos esse problema? São tantas perguntas.


Não considerando o problema com um vício, os outros problemas que muitas vezes tem uma solução clara e descrita são quase insolúveis no cotidiano e nos fazem sofrer além da conta. Parece que existe um bloqueio impedindo que se veja a solução como ela precisa ser vista e então praticada. Ou então parece que há uma resistência, um medo, uma vontade contrária a solução. Dá até a entender algo mais místico, como uma mandinga ou magia agindo.


Muitas vezes esse problema tem um núcleo muito bem enraizado por dentro de nós mesmos, na vida, nos relacionamentos, no trabalho, no viver a vida, que o difícil não seria encontrar e aplicar a solução, mas detectar o problema. Uma situação como essa é impossível de se resolver sem ajuda e é muito necessário encontrar uma solução, a não ser que a angústia não incomode, o que é pouco provável para 99,99% dos humanos.


Ao longo da vida é esperado que se crie mecanismos internos como a ideia do quem eu sou, como respondo ao outro, entre outros. O que pode ajudar a responder essas questões é revisitar esses mecanismos e buscar algum defeito "nas engrenagens", oferecer uma atualização de recurso, para que assim todas as soluções possíveis possam vir à realidade. Em outras palavras é procurar refletir sobre si mesmo com a máxima autenticidade possível e não aceitar que o problema não tem solução ou pior: entender a solução mas viver com medo de aplicá-la.

Comentários



Mais Vistos