A relação entre ansiedade e exageros da vida.


Quando estamos com medo de alguma coisa entramos em estado de alerta total, como se preparados para entrar em uma batalha à qualquer momento. Isso é comum, o que deixa de ser comum é o excesso de desgaste que esse movimento promove na nossa vida. Veja três exemplos:


Estresse por qualquer mudança. Esse é um ponto de atenção, sempre encarar a mudança como algo negativo, como uma ameaça e já entrar em modo defensivo, perdendo sono, apetite, se isolando... Um pensamento que pode ajudar é: "essa mudança não está no meu controle, logo, não depende de mim".


Excesso de planejamento. Quando é necessário se programar com vários dias de antecedência, pesar mais de uma vez todos os pontos antes de decidir, jamais tomar alguma atitude por impulso. Sempre fugindo das situações que podem causar medo. Além da ansiedade propriamente dita, essa necessidade de tudo controlar SEMPRE dá errado sobre o que não está no nosso controle.


Racionalização excessiva. Sempre quer quantificar resultados, enumerar possibilidades, discutir com base estatística e científica, muitas vezes rejeitando qualquer conselho por experiência. Além da frieza emocional que se procura atingir, esse movimento coloca a pessoa numa redoma, bloqueando muitas boas possibilidades da vida. É como diz o ditado: "há atitudes que se toma com a cabeça e outras com o coração".

Comentários

  1. Anônimo6/6/24 10:25

    Antes de ferir um coração lembre-se você pode estar dentro dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdadeiro! Uma extraordinária tarde para você! 💞

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Vistos