Ficar em silêncio é sinal de empatia.


A pessoa, muitas vezes em sua inocência, nos vê desesperado com a situação e então solta a máxima: "Fique tranquilo, tudo vai dar certo...". A tentativa aqui é apaziguar e tranquilizar, mas essa frase pouco serve para isso quando tudo está se destruindo. Muitas vezes tudo o que se quer é alguém que se desespere junto com a gente, que entre em pânico conosco, apenas para compartilhar a angústia, depois pode até dizer que tudo vai ficar bem. Talvez assim seja mais eficaz.


Que tudo fique bem; todos nós queremos que tudo fique bem, sempre dê certo, que toda a tentativa seja assertiva e sempre exista um segundo plano infalível. O que se quer é positividade, mas nem sempre as belas frases são suficientes, o texto pronto nem sempre serve para todas as situações. Melhor o silêncio, talvez, nada dizer, apenas assistir e mudo compartilhar o sentimento.


Nem todos estão abertos à sentir a dor do outro, tantos outros nem sabem o que é e como fazer isso, ainda outros por extrema sensibilidade possuem um forte mecanismo de defesa que barra qualquer conexão desse tipo com qualquer outra pessoa. No meio de tudo isso surge o "calma, tudo vai dar certo" com o mesmo tom indiferente de "ok" ou ainda de alívio: "ainda bem que não é comigo".

Comentários

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Vistos