Autoconhecimento: cinco motivos para buscar.


Quando você reflete sobre si mesmo e procura se entender como pessoa no mundo, você cria uma base sólida na sua personalidade, porém flexível o suficiente para se refazer de tempos em tempos, o que é o adequado para qualquer pessoa. Rigidez e firmeza em excesso cessam a possibilidade de adaptação e mudança, itens que são fundamentais para viver bem e melhor. Alguns exemplos desse processo são:


Vencer os próprios traumas: resgatar aquele assunto mal resolvido do passado e conseguir lidar com ele da melhor forma possível. Um abuso sofrido, um luto não superado, um medo inconsciente, todos esses e outros itens podem ser melhorados e até mesmo eliminados da vida com um bom nível de autoconhecimento. Ninguém quer viver amarrado ao passado e para se libertar é necessário conhecer o que isso significa realmente para você e então encontrar a melhor solução possível para viver melhor.


Abandonar um vício: não somente os vícios em drogas e álcool, mas o vício em geral como as manias em fazer sempre da mesma forma sem perceber. Muitas vezes mal percebemos o próprio vício como comer além do que deveria, limpar e organizar além do necessário e duvidar de tudo e todos. O movimento para solução é buscar o autoconhecimento e aceitar tudo o que precisa de uma solução para em seguida trabalhar uma estratégia de solução ao problema. Ajuda para eliminar a cegueira funcional do problema.


Eliminar rituais negativos: a culpa é um elemento poderoso nas nossas vidas e ela nos faz manter rituais terríveis para nossa saúde mental e física. Quando não percebemos essa situação podemos ficar com uma pessoa inadequada, um trabalho explorador e perder noites de sono importantes. Ao refletir sobre a própria vida e reconhecer a culpa como ‘culpada’ será mais fácil lidar com a situação e encontrar uma saída definitiva aos problemas, não há perfeição e você deve lidar com todos os problemas.


Entender melhor sobre o tempo e o controle: sem refletir sobre quem você é neste mundo, qual o seu papel e até onde quer chegar, por exemplo, fica difícil reconhecer algumas verdades inescapáveis como a ausência de controle e que o tempo é relevante para uma conclusão definitiva. Não controlamos o que outras pessoas sentem, o que é a verdade aos outros e não controlamos o tempo. Buscar o autoconhecimento favorece encarar a realidade de frente ao invés de fantasiar sobre os outros e o tempo.


Ajustar os efeitos da realidade sobre a autoimagem, autoconfiança e autoestima: a realidade é subjetiva, você verá muitos estudiosos levantarem essa bandeira, mas é importante entender que a sua realidade é importante e deve ser o mais objetiva possível. O como você se enxerga irá influenciar os seu valores e por consequência a sua crença em si mesmo, não adianta tentar se enganar por muito tempo, a frustração irá surgir e atrapalhar todo o desenvolvimento. Olhar de frente ao espelho e enxergar o que realmente está ali é muito importante para qualquer processo de autoconhecimento.


Esse são apenas alguns exemplos relevantes que fazem do autoconhecimento uma necessidade ao longo da vida, mas podem existir outros como: não permitir que outras pessoas digam quem você é o tempo todo, evitar muitos momentos ansiosos e deprimentes, conseguir o crescimento almejado na vida e habilitar diversas possibilidades de mudança.

Comentários

  1. Boa tarde! Eu ainda estou nessa busca ....

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏gratidão...

    ResponderExcluir
  3. E conscientizar dessa verdade , nossa verdade, e procurar sair da melhor maneira possível. Difícil mas não impossível . Muito importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A importância em saber quem você é nesse mundo deveria ser a meta principal para todas as pessoas do planeta. 🌷

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Vistos