Fazer mais com menos esforço e tempo.


O tempo todo somos cobrados sobre produção, não é só no contexto profissional: as tarefas domésticas, as tarefas escolares e acadêmicas, as nossas metas de vida, o dinheiro... Enfim! Precisamos utilizar o nosso tempo produzindo e isso desde muito cedo. Por esse motivo é importante entender o contexto que envolve o nosso desenvolvimento pessoal e o que somos capazes de produzir. Aqui estão alguns tópicos relevantes sobre o tema:


Relacione ‘produção’ com ‘qualidade de vida’. Você gosta do que está fazendo? O jeito que está executando a tarefa é o melhor? Como você se sente com esse objetivo? É importante questionar o que está fazendo, cruzando a tarefa e o objetivo com a sua vida e a busca pela felicidade, felicidade que é um tema importante também. Não adianta produzir por produzir, apenas para terminar logo ou deixar outras pessoas satisfeitas, somente.


Comece planejando o seu tempo. Mesmo que você não vá seguir à risca é muito importante que você pelo menos imagine como será o seu dia em horas, sua semana em dias e assim por diante. Aos mais ansiosos isso pode ser até terapêutico e aos mais desorganizados pode ajudar a conquistar de verdade, não ficar somente na teoria. Não seja minucioso demais, tente ser objetivo e realista, assim as chances de conseguir produzir o planejado será maior.


Se der para fazer agora, faça. Tarefas rápidas e curtas que não precisam de planejamento espacial, como algo que você só resolve na escola, no banco ou fora de onde você se encontra, podem e devem ser feitas tão breve quanto possível. Lave a louça, mesmo que um prato surja cinco minutos depois, arrume a cama, mesmo que vá se deitar de novo mais tarde, pague a conta, mesmo que ela vença em três dias. Esse é um ponto simples, mas que fortifica a autoestima e autoconfiança sobre a própria produtividade.


Peça ajuda e delegue tarefas. Se está com dúvida se vai conseguir fazer, não demore muito para pedir ajuda. Você não precisa fazer tudo sozinho se existe ajuda disponível, ainda mais se for gratuita e de bom grado, não seja orgulhoso. Tarefas mais importantes e fatais podem ser priorizadas tranquilamente se souber delegar o que for mais simples como pedir que alguém busque, que alguém pague, que alguém imprima e assim por diante. Esse é um bom caminho para produzir melhor.


Aprenda a dizer “não”. Essa é uma dificuldade para muitas pessoas, mas é muito necessário para que consiga cumprir tudo o que se propõe, não há alternativa. Aprenda o seu jeito para dizer “não”, prorrogar prazos, delegar opções ou pessoas, propor soluções alternativas e ou se isentar de qualquer responsabilidade quando não conseguir o que foi pedido. Não é egoísta priorizar a própria produtividade, isso é estratégia para um melhor desenvolvimento pessoal.

Comentários



Mais Vistos