Enfrentar o sentimento de vazio e sem sentido.


Em algum momento da sua vida você deve ter sentido a sensação de vazio, o sentimento de que nada mais faz sentido e um medo de que as coisas mudem, deixando de ser do jeito que está acostumado. Caso ainda não tenha acontecido pode se preparar que em algum momento essa sensação deve aparecer. É uma fase bem incômoda, mas é necessária para substituirmos a fase atual pela evolução de uma melhor fase futura, aqui estão descritos alguns pontos sobre essa fase e como vive-la sem grandes danos.


O primeiro ponto é o de reconhecer a sensação e conseguir vencer o medo de sentir plenamente o vazio que ela traz consigo. Na nossa sociedade muitas vezes não temos espaço para falar sobre sentimentos e emoções o que atrapalha o reconhecimento adequado daquilo que está sentindo. Procure um espaço seguro e confortável e encontre um meio para refletir sobre essa sensação, pode ser conversando com um amigo, escrevendo pensamentos, falando em voz alta, lendo artigos, assistindo vídeos, enfim, encontre o seu método para reconhecer, entender e viver essa fase. O importante aqui é a clareza de que o sentimento PRECISA ser sentido e vivido para ser superado, o foco não é pular a etapa por meio de algum método mágico.


Outro ponto é o de evitar a culpa, se culpar por não ter atingido o objetivo, se vitimizar por não ter conquistado naquela época e qualquer outro foco de culpa que possa surgir. Se mesmo assim a culpa se fizer constantemente presente, então é a hora de enfrentá-la também, deve existir algum acontecimento mais profundo que envolva a culpa na sua vida, que não foi resolvido e está cobrando resolução imediata. Parece tão simples deixar algum tema para lá naquele momento, mas a verdade é que a falta de resolução será cobrada cedo ou tarde, nada desaparece sem solução dentro de nós mesmos. Se desculpe, se perdoe, se ame e siga em frente, sem esse movimento a vida não evolui.


Um último ponto é o de encontrar novos objetivos e metas para sua vida. Não se prenda somente a metas materiais como um carro ou casa, procure metas para desenvolvimento pessoal desde as mais bobas, como aprender a andar de bicicleta, como as mais complexas, como aprender outras línguas, culturas, falar bem em público, novos relacionamentos, enfim; procure desenvolvimento para si mesmo. Esse ponto é muito importante, ele promete preencher o vazio e eliminar a sensação ruim, desde que os pontos anteriores tenham estruturado adequadamente o espaço vazio para esse preenchimento... Caso contrário as chances de tudo desmoronar e o vazio prevalecer são grandes. Lembre-se também: não conseguiu resolver por conta então procure ajuda especializada, procure o psicólogo e faça psicoterapia.

Comentários



Mais Vistos