Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Aprendizado em frases de sabedoria importantes.

Perdoe essas pessoas pequenas que vivem para incomodar, a vida dá o troco. Deixe essas pessoas de lado, viva a sua vida sem gastar energia demais pensando demais sobre esse tipo de pessoa, nunca vale a pena, o melhor é ser indiferente. Às vezes não é ajuda que você precisa, mas enfrentar o processo sozinho e aprender uma lição. É sobre aqueles momentos da vida em que você precisa enfrentar sozinho para provar a si mesmo que você é capaz de vencer e superar. Entenda que até a porta fechada tem algum propósito na sua vida que seja um livramento. Acontece de a vida barrar o seu progresso naquele momento causando muita frustração, mas só lá na frente você entende que era para ser assim. Recomece sem medo, dessa vez não é do zero, agora você tem mais experiência. Recomeçar não é fácil, primeiro você precisa aceitar a derrota, reunir novas energias e começar a reconstrução, mas dessa vez a vantagem é toda a sua experiência. Se você está implorando pelo amor é ...


O vitimista é sempre coitado, mas nunca responsável


Vitimismo nada mais é do que uma postura e escolha consciente ou não que a pessoa faz para tentar justificar as suas atitudes e terceirizar suas responsabilidades, principalmente encontrar culpados para suas atitudes negativas assim desviando a atenção da verdade. O vitimista é manipulador, reage muito mal para todas as situações conflitantes e por consequência se relaciona muito mal com as outras pessoas.  Um exemplo é o agressor justificar a agressão com base no suposto comportamento da vitima agredida, reclamando e pontuando que apenas se defendeu, que a vítima o irritou e é uma má pessoa.


É fácil perceber uma pessoa vitimista em pouco tempo de convivência, o seu comportamento é muito nítido em: nunca se responsabilizar, sempre procurar culpados, reclamar exageradamente, precisar de ajuda constante e criar situações simpatizantes, para assim fazer com que as outras pessoas não a questionem. A postura de vítima sobre a vida, para algumas situações, não é consciente ao vitimista e ele pode passar boa parte da vida reagindo dessa forma sem se dar conta, em muitos outros é proposital por simples condicionamento: uma vez vítima que consegue o que quer, para sempre vítima.


Muitos exemplos e desdobramentos existem como: mães e pais que utilizam o filho como “a vítima” para assim ganhar dinheiro, o companheiro que sempre se faz de coitado e manipula a situação, o empregado que sempre se sente perseguido e atarefado além da conta, a pessoa que está sempre falsamente machucada ou doente precisando de cuidados e diversos outros exemplos. Importante refletir sobre a própria vida e identificar se você está assumindo esse papel vitimista, ele vai limitar todos os seus sonhos, possibilidade e realizações. Vale também identificar se é possível ajudar alguém nessa situação com um leve “tapa na cara” e puxão para a verdade: continuar como vitima vai te levar ao buraco.

Comentários

  1. Vivo com um homem que é vitimista . Toda culpa numa conversa é minha e ele fica agressivo com palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito! Essa não é uma situação fácil com certeza. 🔥🔥🔥

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Lidas