O fim da amizade deixa vários buracos na vida.


Diferente do namoro ou casamento em que o compromisso é conversado e objetivamente estabelecido, no nosso círculo de amigos às vezes é difícil perceber o fim do relacionamento. Dois pontos que podem indicar o fim da amizade é o distanciamento ou a falta de interesse e a mágoa de um acontecimento difícil de superar como a quebra da confiança. Na teoria é possível elencar várias possíveis mágoas, mas na prática essa mágoa é mais do que o ressentimento, ela é uma certeza de que essa relação não é e não será mais a mesma daquele momento em diante.


Como em qualquer outro relacionamento é importante conversar sobre o que sente e pensa antes de tomar qualquer atitude. Se o amigo se afastou, não te trata mais do mesmo jeito é importante ser franco e dizer o que percebeu, como se sente e questionar o que ele pensa e sente, assim como dar abertura para que o amigo se expresse se foi você quem se magoou. No geral depois de uma conversa como essa há a expectativa de que a amizade se fortaleça com a solução do problema ou que ela termine com o afastamento definitivo, mas sem rancor, mágoas ou qualquer sentimento negativo.


No nosso círculo de amigos é normal com o passar do tempo que amigos se distanciem e que outros se aproximem sem qualquer diálogo explícito, isso não significa que a amizade terminou. O amigo que se mudou, encontrou um novo emprego, se casou, está em um momento mais introspectivo de amadurecimento e ficou um pouco mais egocêntrico, mas tudo isso não significa que goste menos de você. Por outro lado, é difícil perceber a mudança e sentir estranheza, mas aqui há um indicador bem objetivo da amizade contínua e verdadeira: se você se sente ou não confortável em falar o que sente para esse amigo.

Comentários



Mais Vistos