Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Dicas contra a procrastinação e o comodismo.

A procrastinação é adiar tarefas, evitar atitudes que estão fora da zona de conforto; o comodismo é fazer o mínimo sempre priorizando a própria satisfação, evitar qualquer ação e esforço fora do seu alcance mínimo. Para eliminá-los você deve: Ser honesto e realista consigo mesmo aceitando o defeito. Aceitar que pode fazer mais e melhor, que não está fazendo o que deveria e entender que é só depois de enxergar esses pontos que você poderá fazer qualquer mudança no seu comportamento. Parar de temer o fracasso. Agir mesmo com o medo, não deixar que a ansiedade impeça que você tome a atitude, parar de encontrar desculpas para não fazer ou exemplos no passado para justificar a sua falta de ação no presente. Ir com calma, sem muita pressa. Começar imediatamente, mas não se preocupar em fazer tudo de uma vez, a perfeição exige tempo e você pode realizar em etapas, ajustando todo o processo conforme avança até concluir, o importante é fazer. Planejar e executar d...


A pessoa mais importante da sua vida é você mesmo.


O primeiro ponto, como para qualquer outra mudança pessoal, é aumentar o autoconhecimento. Existem várias formas para alcançar um bom nível de conhecimento sobre você mesmo, porém a mais indicada é a psicoterapia ou terapia com o psicólogo. Enquanto você aprende a lidar com as suas dificuldades, também reconstrói a autoimagem aprendendo gradativamente sobre os seus pontos negativos, positivos, defeitos e qualidades.


É importante também limitar ou até mesmo interromper relacionamentos que te criticam e julgam demais. Criar um mecanismo para barrar o poder de algumas pessoas sobre quem você é no mundo. Ninguém pode ter a chave para definir quem você é, exceto você mesmo! Isso vale para qualquer círculo de pessoas do seu convívio assim como no trabalho, na escola, na igreja, na vizinhança ou até mesmo no círculo mais íntimo como amigos e família.


Aceitar os erros é algo imprescindível nesse processo. Lidar positivamente com o erro é entender e aceitar que o erro existe, mas ele não pode definir quem você é. O que importa é o que você faz com o erro, se você aprendeu alguma lição, se usa esse aprendizado para não errar novamente, se aceita e compartilha esse tipo de conhecimento sem culpa. Quando você se conhece melhor, limita pessoas negativas e aprende com os erros, você encontra a sua melhor versão nesse mundo.

Comentários



Mais Lidas