Porque é importante pensar nos mais velhos e idosos.


A palavra que mais descreve o sentimento por essa personagem é RANÇO, pelo menos até aquele capítulo em que ela leva a merecida surra do pai, minutos de violência que lavam a alma. Para quem não a conhece, a Dóris é uma adolescente classe média que mora com os pais e os avós paternos, personagens e trama da novela "Mulheres Apaixonadas". O gancho é que ela não suporta os velhinhos e passa boa parte da novela maltratando os idosos. Há uma reviravolta e tudo se conserta, mas até esse momento o RANÇO da personagem prevalece.


É um fato que desde muito antes dessa época da novela os mais idosos são colocados como um fardo pela sociedade, você percebe isso com uma simples visita em uma clínica de idosos, depois é impossível não ficar triste... Assistir todas aquelas pessoas, sérias, incomunicáveis, apenas esperando o tempo passar e o fim chegar. Ainda sobre a novela, o que o pai da Dóris fez na novela para muitas pessoas é o adequado: cuidar dos pais, mantê-los perto e integrados à família. Pesquisando em outros fóruns sobre esse tema de cuidado aos idosos, o que dá para perceber é que há pessoas reais como a Dóris, mas há também pessoas como a Glaucia Gomes que adotou uma senhora, a Cotinha!


Essa é uma bela atitude, mas que causa estranheza para muitos. Talvez porque saibam que dá trabalho cuidar de uma senhora idosa assim como de um criança pequena. Requer muita assistência e tempo é fato, mas ficam algumas questões positivas e demais possibilidades como a alegria de ver o outro feliz, uma boa companhia, as possibilidades de amor, alegria e felicidade. A gratidão, reconhecimento, empatia, reciprocidade e união. Por fim há o desejo de que existam menos Dóris e mais Glaucias no mundo. Todos precisamos porque também vamos envelhecer!

Comentários



Mais Vistos