Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


Qual o significado da palavra "mãe".


Ainda sobre o mês da mulher é impossível não pensar sobre a figura da mãe e o quanto ela representa na nossa vida. Freud, na psicanálise, de certa forma a culpa por tudo, mas acho que ela sempre fez o que pode, dentro do contexto e das condições da sua história.


Ela quem cuidou, educou e ajudou a constituir o ser humano que somos hoje e bem ou mal, certa gratidão deve(ria) surgir desses movimentos pelos seus filhos. Com visão poética pode-se dizer que a mãe é a pedra preciosa da existência humana, sem ela, vida não haveria.


E cá entre nós, por mais trabalho que às vezes se tenha em cuidar dos pais quando idosos, a presença deles em nossas vidas faz diferença. Sempre ouço de pessoas mais velhas o saudosismo da época em que seus pais eram vivos e o quanto isso valia. É algo para se pensar: se estamos fazendo tudo o que podemos assim como ela fez um dia.

Comentários



Mais Lidas