Novidade!

Autoestima: introdução ao que é e como funciona na vida de uma pessoa.

Imagem
Falar sobre a autoestima é importante, mas há muita confusão sobre como ela funciona ou deveria funcionar da melhor forma. É importante entender o que é a autoestima, autoimagem e a visão que uma pessoa tem sobre ela mesma sozinha e no mundo. Também é importante saber os níveis da autoestima , quando ela está desnivelada, precisando de atenção, cuidados e reflexão. Atrelados a autoestima estão todos os pensamentos, emoções e sentimentos entrelaçados no que a pessoa construiu na vida. Por fim reconhecer o poder que uma pessoa dá a opinião externa sobre quem ela é e a importância que isso tem na vida dela. Autoestima é composta por itens que estão no controle da pessoa como a visão que tem de si mesma na sua linguagem própria . Também é composta por itens que vezes fogem ao controle como as emoções, sentimentos e valores mais fortes e enraizados. Em um exemplo prático, a autoestima é um espelho em que a pessoa olha, se identifica, se descreve e se entende como pessoa. De...


Maria da penha, sua história pelo direito das mulheres.


Maria da Penha Maia Fernandes nasceu em Fortaleza, Ceará em 1945. Seu grande marco na história é bem triste e pesado... Seu marido que não vou nem descrever aqui para não agourar, tentou matá-la duas vezes na década de 80. Uma vez com arma de fogo simulando um assalto e uma segunda vez eletrocutada. Pode não parecer, mas na época não havia precedente legal para crime doméstico e Maria não conseguiu proteção legal contra o seu agressor, o próprio marido. Então começou a sua luta por direito de proteção contra a violência doméstica. Já no século XXI ela conseguiu a condenação do marido, mas o dito-cujo não cumpriu toda a pena. De qualquer forma seu feito foi enoooooorme, ela conseguiu sancionar a lei que conhecemos hoje com seu nome e que oferece proteção contra violência doméstica. Infelizmente, os maus tratos domésticos a deixaram paraplégica, mas isso não a impediu de continuar lutando.


Maria da Penha é um exemplo de persistência e do nunca desistir, por pior que o contexto possa parecer. Inspirador. Há alguns relatos na internet que a atacam e defendem o dito não mencionado, mas assim como há quem defenda o diabo, acho que a circunstância é parecida. O machismo não há de vencer e ainda hoje Maria continua com seu trabalho contra a violência doméstica.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Quando não se sentir bom o suficiente.

A traição muda o significado da confiança.

Com gratidão, você vê a vida com mais positividade.