Como é o processo de passar no psicólogo.


Talvez essa publicação não faça muito por ser um assunto mais voltado à psicologia, mas parece obrigatório dar uma visão sobre o lado cliente do processo psicoterápico. Parece importante que as pessoas saibam como é porque muito se especula, mas pouco se fala sobre o tema e então termina num tabu. O mais clássico é "psicólogo é para loucos" e essa não é uma verdade, porque pela loucura pura o psicólogo faz muito pouco, ele está mais próximo dos "normais", por assim dizer.


A terapia com psicólogo (psicoterapia) é uma conversa com outra pessoa que estará sim te analisando (colegas de profissão sejam honestos), porque é o papel dele perceber, sentir, conhecer e se envolver com o cliente. Claro, tudo com limites éticos, morais e legais. Então, por exemplo, você está na sala com esse ser (o psicólogo), dependendo da escola que ele se pauta (psicanálise, comportamentalismo, humanismo, etc.) ele terá uma postura e um modus operandi, mas é a mesma coisa, ele vai facilitar para que você se diga. Enquanto esse processo ocorre uma coisa é inevitável: você vai se ouvir dizer e esse é um marco ao processo como um todo.


Outra coisa que precisa ser divulgada é que a psicoterapia ajuda ao autoconhecimento e isso muda muita coisa no longo prazo na vida de qualquer pessoa. Tipo assim: você tem dificuldades para dormir desde que se lembra... Pode tomar remédios a vida toda ou pode tentar descobrir se tem algo em você que não quer dormir. Você tem dificuldade em emagrecer, pode fazer a cirurgia bariátrica ou de repente descobrir o que em você não quer emagrecer. E assim por diante, numa visão bem simplista mas que serve para compreender melhor.


Tem muita coisa na nossa cabeça que não dá para entender, conhecer, dominar e modificar sozinho, isso é sabido há mais de cem anos e sim, é verdade. Então o papel do psicólogo é necessário e não é para loucos, mas para todos que querem aprender sobre si mesmos com a companhia de um especialista.

Comentários



Mais Vistos