Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Sinais de que a pessoa está mentindo.

A mentira é uma tentativa de ocultar ou distorcer a verdade, enganando outras pessoas por motivos diversos, mas geralmente pensando na própria sobrevivência. É importante notar a mentira rapidamente por várias razões como evitar golpes, armadilhas e maiores problemas nos relacionamentos. Vamos falar sobre algumas dicas para perceber um mentiroso em ação: Uso excessivo de detalhes. Quando contamos um acontecimento, a nossa lembrança distorce um pouco os fatos e o natural é uma menor quantidade de detalhes na história. Uma pessoa que fala muito e com uma riqueza de detalhes incomum talvez esteja inventando ou falando um discurso ensaiado, sem muita verdade, na tentativa de convencer quem a escuta. Enrolação antes de responder. Se estamos muito emocionados, a voz aperta, precisamos parar, tomar coragem e fazer pausas no discurso, mas no caso do mentiroso, ele precisa de pausa para ganhar tempo enquanto trabalha na construção da mentira. A pessoa que está mentindo repete a ...


Como perceber um relacionamento tóxico.


Vez ou outra ouvimos esse termo e nos perguntamos como alguém chegou nele. Hoje ainda há algumas dúvidas, mas sabemos de algumas coisas por experimentação e outras aprendemos lendo alguma teoria. Quando falamos de toxicidade, por definição da palavra, queremos dizer que algo está envenenando o todo ou uma parte. Aplicando isso ao relacionamento, automaticamente podemos entender que uma pessoa está sendo envenenada enquanto a outra distribui as toxinas venenosas. Na prática, principalmente na psicologia humanista, há diversas variáveis que entendem diferente essa primeira percepção:


O lado que demonstra mais vitimismo pode ser o mais tóxico. A imagem de alguém tóxico pode ser aquele que tem mais poder e porque não aquele que se utiliza da chantagem emocional?

Muitas vezes não há propósito. Pensamos que o propósito pode ser egocêntrico, financeiro, familiar, mas muitas vezes não há propósito algum, pelo menos não conscientemente e há um grande problema para se resolver sem ajuda.


No relacionamento os dois são culpados. Partindo desse suposto entendemos ambas as partes como iguais e que mantém o ciclo tóxico, porque uma delas pode quebrar essa rotina. Mas há uma questão que depende do contexto: porque não faz?

O relacionamento que contém movimentos tóxicos deixa ambos infelizes, talvez não no mesmo momento, mas em algum momento deixará. Será que há uma "cura" para relacionamentos com essa mecânica? Ou a única alternativa é o afastamento mesmo que temporário?

Comentários



Mais Lidas