O que fazer com os velhos da nossa sociedade.


Cuidar de alguém é trabalhoso mas faz bem a alma e ao coração dizem os especialistas. Sobre cuidar... o que dizer? Algumas coisas parecem tão óbvias, mas outras ficam nas entrelinhas. É óbvio que se alguém está sendo cuidado é porque precisa, solicitou ou se fez necessário e muitas vezes o cuidador está dispensando um tempo que não teria para tal. Sacrifício? É um ponto para se olhar. É também óbvio que ninguém quer ser cuidado o tempo todo, isso é uma dependência conflituosa entre a necessidade e a doença psíquica, definitivamente não parece saudável essa necessidade por escolha.


Pode aparecer nas entrelinhas o motivo do cuidado... É de bom grado? O cuidador está realizando as tarefas com certo zelo e prazer, ele está satisfeito em cumprir um papel importante na vida daquele que está sendo cuidado? Seja como for é um papel importante e necessário, principalmente quando temos no nosso grupo pessoas mais idosas, essas que naturalmente precisam ser assistidas. 


Fica um sentimento conforme amadurecemos de que às vezes a nossa sociedade "exclui" esse público mais idoso, de certa forma retiram eles do papel familiar e de algumas outras possibilidades sociais como emprego e casamento, o que transmite um sentimento de "fardo inútil" aos cuidadores... Na verdade essa necessidade de cuidado deveria ser recebida como natural visto que é um ciclo: hoje eu sou jovem, amanhã velho, hoje eu cuido, amanhã serei cuidado.

Comentários



Mais Vistos