Última Publicação

Frases de psicologia: Reflexões sobre assumir riscos, jogar a 1ª pedra e cobras no caminho.

Imagem
1. Para conquistar algo na vida, você precisa se arriscar, você precisa assumir alguns riscos e aceitar que merece mais e melhor. Vale a pena enfrentar uma mudança, olhar no espelho com a certeza de que você merece e vale muito. 2. Há problemas difíceis de resolver no relacionamento, mas eles não se comparam com os problemas dentro de você, aqueles que você precisa resolver consigo mesmo. Antes de jogar a 1ª pedra, olhe no espelho. 3. Você fez de tudo pela pessoa e descobriu no final das contas que ela não merecia tudo. Não se arrependa se isso acontecer, se você doou o seu melhor, ele volta para você; não é sua culpa ter encontrado uma cobra no caminho. 4. Você está quase lá e de repente vem a vida e te dá uma rasteira. Sabe por que isso acontece? Para comprovar a sua força e resiliência, esse é um ponto chave que separa os verdadeiros vencedores dos perdedores. 5. Resolva antes de reclamar. Agradeça antes de reclamar. Reconheça antes de reclamar. Aceite antes ...

Como ser totalmente sincero.


Ainda falando sobre relacionamento é preciso falar um pouco sobre a questão da honestidade, sua influência e limiar no relacionamento. Sempre vemos nas redes sociais esse tema, principalmente de pessoas que já sofreram por mentiras e traições, textos com uma radicalidade muito alta: TODOS tem que ser 100% sinceros nos relacionamentos independente de qualquer outra coisa.


Isso é uma resposta ao sofrimento e não um pensamento com razão. Quem é 100% sincero? Tal ser humano não existe, talvez um extraterrestre ou alguém em coma, porque uma pessoa que vive em sociedade não encontra meios ou espaço  para ser sincera o tempo todo, se fosse possível no mínimo estaria sem emprego, sem amigos e afastaria toda e qualquer relação de si mesma.


Não é o mesmo que dizer que a mentira e a falsidade sejam necessárias, mas negar que precisamos omitir, fingir demência e fugir de determinados assuntos, situações e contextos também não está correto. Vamos encarar a verdade de um relacionamento: sim, há muitos momentos em que a omissão, a falsidade e uma mentirinha se fazem necessárias, pelo menos naquele momento. Desde o "nossa ficou linda!" até o "não sei de nada, depois a gente conversa", são exemplos de diversas situações que se forem levadas na radicalidade da infantilidade (a sinceridade à queima roupa), esses momentos tomariam proporções enormes e findariam numa cadeia de problemas desproporcionais. Tanto isso é necessário que os termos "política" e "diplomacia" fazem parte da nossa língua.


Não devemos defender a mentira, a honestidade sempre magoará menos com certeza e sem sombra de dúvida, mas não dá para crucificar toda e qualquer pessoa que se usa da "diplomacia" naquele relacionamento. Mais uma vez entender que o equilíbrio se faz necessário, não vamos ser radicais.

Comentários

  1. Eu não gosto de mentir nem gosto que me mintam mas há situações para não magor a pessoa de quem gostamos seja necessária só nessas situações para levantar o ânimo da pessoa em questão. Agora viver numa relação há base de mentiras não assim me educaram e foi essa a educação que dei aos meus filhos.
    A mentira dia menos dia vem se descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que separa uma coisa da outra é justamente a maldade. Com boas intenções e positividade a mentira é educação, empatia e necessária para conviver, caso contrário é pura maldade mesmo.

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Publicações Mais Acessadas

Quando não se sentir bom o suficiente.

A traição muda o significado da confiança.

Com gratidão, você vê a vida com mais positividade.