Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


O que são os traumas da infância.


Hoje somos pessoas transtornadas, muitas vezes, por conta dos nossos pais e cuidadores que não estavam preparados para procriar. Não tinham os recursos necessários, sejam físicos, emocionais ou sociais, para ajudar um ser humano a se construir e conviver com outros grupos. Não que os pais tenham toda a culpa sobre um humano errante, longe disso, mas é difícil não concordar que pais ruins geram outros seres humanos tão ruins quanto. 


É comum ouvir alguns dizerem: "fizeram tudo o que estava ao alcance", "ela fez o que pode", "nunca tive isso e sobrevivi", e por aí vai. Nessas falas fica claro o quanto a infância e a adolescência podem ter sido complicadas, difíceis e angustiantes. E também não dá para dizer que esse período ruim não marca a personalidade, seria muita ingenuidade.


Aqui talvez caiba o ponto em fazer as pazes com o passado, com tudo e todos que lá participaram, enquanto ainda há tempo. Aparar arestas, resolver conflitos, perdoar o outro, perdoar a si mesmo, continuar e o mais importante: conseguir a melhor versão de nós mesmos para conquistar a felicidade.

Comentários



Mais Lidas