Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Aprendizado em frases de sabedoria importantes.

Perdoe essas pessoas pequenas que vivem para incomodar, a vida dá o troco. Deixe essas pessoas de lado, viva a sua vida sem gastar energia demais pensando demais sobre esse tipo de pessoa, nunca vale a pena, o melhor é ser indiferente. Às vezes não é ajuda que você precisa, mas enfrentar o processo sozinho e aprender uma lição. É sobre aqueles momentos da vida em que você precisa enfrentar sozinho para provar a si mesmo que você é capaz de vencer e superar. Entenda que até a porta fechada tem algum propósito na sua vida que seja um livramento. Acontece de a vida barrar o seu progresso naquele momento causando muita frustração, mas só lá na frente você entende que era para ser assim. Recomece sem medo, dessa vez não é do zero, agora você tem mais experiência. Recomeçar não é fácil, primeiro você precisa aceitar a derrota, reunir novas energias e começar a reconstrução, mas dessa vez a vantagem é toda a sua experiência. Se você está implorando pelo amor é ...


A ansiedade é poderosa desse jeito.


Lendo o livro "O Poder do Agora" a gente percebe uma forma meio fantástica e quase inatingível, mas se dá conta de algumas coisas sobre a ansiedade que vão contra muito do que aprendemos e fazem sentido, uma descoberta quase inacreditável que vivemos em função de um futuro que não existe.


A primeira compreensão é que não faz mais sentido rotular a ansiedade como um transtorno de humor para todos os contextos. Há pessoas que convivem há tantos anos, por tanto tempo e com tal intimidade com a ansiedade, que podemos entender como se o "ser-estar" ansioso fosse um traço da personalidade daquela pessoa. Principalmente se a percepção sobre a ansiedade for crônica.


Outro ponto é que em muitos, mas muitos mesmos, casos não há invalidez, a pessoa consegue produzir e se adaptar 'muito bem' com a ansiedade... Os comportamentalistas talvez não concordem, mas será que o estímulo para essa adaptação não é uma escolha em aceitar a própria condição?


Então uma questão final: porque não remover do termo "psicopatologia" os níveis crônicos de ansiedade mais leve e prolongada, quando o contexto sugere que a pessoa está produzindo e evoluindo? Talvez a angústia exista porque a nomenclatura nos moldes atuais (CID, DSM...) sugere que a pessoa não "é normal". Quer angústia maior do que essa? Talvez seja uma bobagem, mas ouvir: "não há nada de errado contigo" pode ser transformador. Pelo menos para algumas experiências na vida é com certeza.

Comentários



Mais Lidas