Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


O que é família para você?


A família não tem mais a estrutura tradicional que tinha em outras épocas, hoje há uma diversidade na sua composição e uma constante modificação do seu significado, mas ao mesmo tempo alguns conceitos parecem prevalecer e servir para nortear outros princípios como o respeito a tradição, a conquista por espaço próprio e a identificação com um papel social.


Por conta do cenário político que o Brasil enfrenta nos últimos anos ao ouvir a palavra "tradição" todos os grupos de pessoas parecem ouvir "tradicionalista radical" ou "destruidor das tradições" e essa opinião muitas vezes é extremista para todos os lados. O ponto é que a tradição pode ser positiva, ela faz com que a história não seja esquecida, que os pontos positivos prevaleçam e que uma oportunidade de aprender com o erro seja possível. Sem conhecer e reconhecer a tradição da sua família não se identifica como parte da família.


Com o passar do tempo o jovem da família que até então está escondido pelas figuras paternas precisa de mais e mais espaço para se desenvolver, evoluir e conquistar a sua própria identidade. É relevante entender que todos os indivíduos precisam do próprio espaço para se encontrar do mesmo jeito que pensamos sobre o aprendizado com os próprios erros, a construção das próprias experiências, enfim, se encontrar e descobrir como explicar quem é para outras pessoas e para si mesmo.


O papel social diz muito, com ele muitas vezes nos descrevemos nas redes sociais em nossa biografia, quando alguém pergunta quem somos e quando nos orgulhamos do que conquistamos, por exemplo a conclusão da faculdade, a conquista do emprego e começar a nossa própria família descendente. Esse passo está intimamente ligado com o item anterior: é necessário espaço para se descobrir internamente e como refletir isso externamente, não há como completar essa etapa sem parar para refletir de onde viemos.

Comentários



Mais Lidas