Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


O perdão liberta e torna a vida mais leve.


Para aprender a perdoar é preciso entender o que é o perdão e quais são os benefícios para sua vida. Um ponto importante antes de pensar sobre o perdão é aceitar que ele está exclusivamente na sua mão, ou seja, não depende de terceiros e que conseguir perdoar é um sinal de inteligência, afinal desta forma você economizará o seu tempo e a sua energia, para então gastar com o que realmente importa na sua vida.


O perdão é basicamente reconhecer que houve injustiça contra você, mas não mais permitir que sentimentos ruins contaminem e limitem a sua vida. Um exemplo é a traição do parceiro que prometeu compromisso: o sentimento de injustiça trará vários outros como raiva, vingança e mágoa, mas está nas suas mãos agir com inteligência ao perceber todos esses sentimentos e fazer o possível para perdoar o traidor. Importante dizer que perdoar não necessariamente significa retomar esse relacionamento.


Muito se fala da forma mística e glorificada do perdão, como se alcançar o perdão fosse divino, mas na realidade não é. Todo ser humano possui sentimentos parecidos, sendo assim, alcançar o perdão é mais uma questão de prática do que fé e oração, por exemplo. Os benefícios ao aprender a lidar com o perdão são inúmeros, dentre eles eliminar sentimentos ruins, conseguir seguir adiante, aumentar a própria liberdade, autoestima e autoconhecimento. Lembre-se: guardar mágoa fará mal apenas para você mesmo.

Comentários



Mais Lidas