Última Publicação

Frases de psicologia: Reflexões sobre assumir riscos, jogar a 1ª pedra e cobras no caminho.

Imagem
1. Para conquistar algo na vida, você precisa se arriscar, você precisa assumir alguns riscos e aceitar que merece mais e melhor. Vale a pena enfrentar uma mudança, olhar no espelho com a certeza de que você merece e vale muito. 2. Há problemas difíceis de resolver no relacionamento, mas eles não se comparam com os problemas dentro de você, aqueles que você precisa resolver consigo mesmo. Antes de jogar a 1ª pedra, olhe no espelho. 3. Você fez de tudo pela pessoa e descobriu no final das contas que ela não merecia tudo. Não se arrependa se isso acontecer, se você doou o seu melhor, ele volta para você; não é sua culpa ter encontrado uma cobra no caminho. 4. Você está quase lá e de repente vem a vida e te dá uma rasteira. Sabe por que isso acontece? Para comprovar a sua força e resiliência, esse é um ponto chave que separa os verdadeiros vencedores dos perdedores. 5. Resolva antes de reclamar. Agradeça antes de reclamar. Reconheça antes de reclamar. Aceite antes ...

O vitimista é sempre coitado, mas nunca responsável


Vitimismo nada mais é do que uma postura e escolha consciente ou não que a pessoa faz para tentar justificar as suas atitudes e terceirizar suas responsabilidades, principalmente encontrar culpados para suas atitudes negativas assim desviando a atenção da verdade. O vitimista é manipulador, reage muito mal para todas as situações conflitantes e por consequência se relaciona muito mal com as outras pessoas.  Um exemplo é o agressor justificar a agressão com base no suposto comportamento da vitima agredida, reclamando e pontuando que apenas se defendeu, que a vítima o irritou e é uma má pessoa.


É fácil perceber uma pessoa vitimista em pouco tempo de convivência, o seu comportamento é muito nítido em: nunca se responsabilizar, sempre procurar culpados, reclamar exageradamente, precisar de ajuda constante e criar situações simpatizantes, para assim fazer com que as outras pessoas não a questionem. A postura de vítima sobre a vida, para algumas situações, não é consciente ao vitimista e ele pode passar boa parte da vida reagindo dessa forma sem se dar conta, em muitos outros é proposital por simples condicionamento: uma vez vítima que consegue o que quer, para sempre vítima.


Muitos exemplos e desdobramentos existem como: mães e pais que utilizam o filho como “a vítima” para assim ganhar dinheiro, o companheiro que sempre se faz de coitado e manipula a situação, o empregado que sempre se sente perseguido e atarefado além da conta, a pessoa que está sempre falsamente machucada ou doente precisando de cuidados e diversos outros exemplos. Importante refletir sobre a própria vida e identificar se você está assumindo esse papel vitimista, ele vai limitar todos os seus sonhos, possibilidade e realizações. Vale também identificar se é possível ajudar alguém nessa situação com um leve “tapa na cara” e puxão para a verdade: continuar como vitima vai te levar ao buraco.

Comentários

  1. Vivo com um homem que é vitimista . Toda culpa numa conversa é minha e ele fica agressivo com palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito! Essa não é uma situação fácil com certeza. 🔥🔥🔥

      Excluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Publicações Mais Acessadas

Quando não se sentir bom o suficiente.

A traição muda o significado da confiança.

Com gratidão, você vê a vida com mais positividade.