Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


Controlar tudo o tempo todo enlouquece qualquer um.


A vida é para ser vivida, não controlada. Essa frase traz algum nível de tranquilidade, mas vamos concordar que depois da adolescência entendemos que não é uma verdade universal. A maturidade exige conhecimento, experiência e responsabilidade sobre as próprias escolhas e consequências, não podemos assumir um papel vitimista. Controle da vida é basicamente entender o que está no seu alcance e estabelecer os limites necessários sobre as suas atitudes.


Para ter o mínimo de controle sobre a própria vida um primeiro passo é criar o seu próprio mecanismo para estabelecer limites, isso envolve aprender a dizer “não”, detectar bons e maus relacionamentos e lidar com os problemas, por exemplo. Outro passo é limitar o poder que doa às outras pessoas sobre as suas escolhas, isso ocorre quase que inconscientemente quando estamos confusos e buscando algo ou alguém para culpar.


Controlar tudo o tempo todo nos deixa estressados, ansiosos e esgotados, então entender qual a sua necessidade de controle é importante. O positivo é já ter entendido que há situações na vida que não estão no nosso alcance e delegar pouco energia sobre elas, o negativo é acreditar que tudo está no seu controle inclusive a opinião das outras pessoas e gastar muita energia tentando alcançar e controlar o improvável.


Veja que o controle é algo ligado intimamente a responsabilidade e isso deixa claro que para controlar você precisa assumir a escolha e a consequência integralmente. Você pode dizer o que pensa com honestidade, mas não controla o que o outro sente, então se não está preparado para lidar, cale-se. Você escolheu esse casamento e se arrependeu, essa é a sua consequência, está no seu controle ou a culpa é da vida?

Comentários



Mais Lidas