Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


Ficar junto por muito tempo é mais do que amor.


Uma boa base para qualquer tipo de relacionamento é a comunicação, sem ela não há relacionamento que se sustente no seu melhor possível. Uma boa conversa honesta, boa troca de ideias com escuta real, bom diálogo com empatia e tentativas de compreensão são exemplos da boa comunicação no relacionamento. É bonito pensar no amor, na vontade, no compromisso e em todos os pontos poéticos e românticos de um relacionamento, mas em algum momento é necessário amadurecer a relação e entender os pontos mais práticos da relação com a outra pessoa.


Relacionamento saudável é aquele que fala, escuta e compreende. Frustração pelo parceiro que não faz o que você gosta, mas você nunca disse do que gosta. Chateação pelo parceiro que não escuta, mas você não sabe ouvi-lo. Muita raiva por se sentir incompreendido, mas você não consegue se explicar ou se entender. O ponto principal é baixar a guarda, engolir um pouco do orgulho, dar o braço a torcer e conversar de peito aberto com o outro ser humano que você escolheu como companhia. O relacionamento fica doente com a indiferença, o tanto faz, o deixa para depois.


Um relacionamento maduro é feito por pessoas maduras, desta forma só é possível amadurecer esse relacionamento se você estiver pronto para isso. Os pais tinham razão: talvez ele seja velho demais para você, talvez você ainda não esteja pronto para se casar, talvez o amor não seja o suficiente. Sem autoconhecimento, você não conseguirá um relacionamento saudável o suficiente para te fazer feliz. Não espere que a construção do relacionamento te mostre quem você é e te salve de tudo o que precisa, por exemplo, esse é um erro sem volta. De forma bem prática, primeiro amadureça quem você é, os seus valores, objetivos, ideais, para depois dividir contas, comprar uma casa, engravidar, mudar de cidade, confiar os seus segredos, dividir os problemas e dizer o “eu te amo” com propriedade.

Comentários

  1. Gostei, o texto é bem escrito e muito verdadeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Deixe a sua opinião!



Mais Lidas