Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


Aprender a dizer “não” é transformador.


Sabe aquele momento em que você está saturado e cansado, mas várias situações na vida ainda te cobram mais e mais? Ou quando você resolve ceder para não discutir e brigar? Até mesmo para provar que você é capaz e insiste até a última gota de suor? São momentos assim que precisam de limite. O principal motivo que torna o limite importante nas nossas vidas é a imprevisibilidade da própria vida, ou seja, você não pode gastar todos os seus recursos como se não houvesse amanhã.


Focando nos relacionamentos é importante conhecer a única forma para impor o seu limite: dizer “NÃO”. É pouco eficaz as indiretas, recadinhos e explicações muito longas sem o “não” presente na conversa. Cada um pode adaptar, mas é imprescindível a clareza dessa negativa e se priorizar mesmo que isso vá magoar outra pessoa, isso não é maldade proposital, é apenas a importância da sobrevivência nas nossas vidas.


Momentos como esse tornam-se até relevantes por filtrar pessoas nos nossos grupos. Aquela pessoa que não sabe ouvir um “não”, outra que simplesmente desaparece, essas que estavam por perto apenas para obter e nunca para doar ou ajudar. Você não precisa dessas pessoas por perto e esse é um favor que o “não” pode fazer na sua vida. É importante também equilibrar as negativas da vida, negar de forma automática não é se preservar, isso é fugir de algo que você precisa resolver consigo mesmo.

Comentários



Mais Lidas