Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


Deitar e não conseguir dormir atrapalha toda a vida.


Crie um ritual diário para dormir. O cérebro possui parte lógica que permite mudar, reeducar e reaprender todos os dias e momentos da vida. Uma boa forma para educar o seu sono é criar um ritual contínuo próximo ao horário de dormir, a expectativa é que o seu corpo entenda que é chegada a hora de desligar e habilitar o “modo sono”. Ler, tomar um banho, escrever, ouvir música, entre outros itens aplicados de forma contínua sempre no mesmo horário ao longo de um período vão ajudar a dormir mais rápido e de forma eficaz.


Reúna táticas simples e eficazes no seu ritual. Algumas atitudes funcionam melhor que outras no ritual antes de dormir, você pode testar o que funciona melhor, mas também é conhecido que chás, meditações, orações e leituras funcionam bem para muitas pessoas, logo, esse é um bom começo. Muito estímulo antes do sono é prejudicial, evite atitudes muito interativas em aparelhos eletrônicos como a televisão e o celular assim que o período do seu ritual começar. Um ponto que pode funcionar para pessoas muito ansiosas é avisar outras pessoas que você vai dormir naquele horário, procure incluir no seu ritual.


Evite deitar se ainda não há sono. Para quem tem insônia é muito frustrante deitar-se, fechar os olhos e não conseguir dormir, mas também é prejudicial ao processo. Lembre-se que o seu corpo e mente precisam aprender que a cama é o local para descansar e dormir, você precisa condicionar o seu comportamento através do ritual estipulado para se deitar na cama exclusivamente para dormir. Esse ponto é simples, mas para quem convive com outras pessoas ou tem poucos momentos de privacidade, a cama às vezes se torna muito mais do que um objeto para descanso.


Reveja o uso do celular na cama. Falamos sobre evitar muito estímulo sensorial, mas no século 21 é importante falar sobre o celular em específico: todos utilizam o celular na cama e isso é primordial para a insônia. Falta de noção do tempo, falsa percepção de relaxamento e uma torrente de reflexões podem surgir na cama enquanto você mexe no celular e isso é o oposto do sono. Uma sugestão ao seu ritual é usar o celular fora da cama, ativar o modo avião ou desconectado e deixá-lo distante o suficiente para dificultar o acesso inconsciente assim que se deitar para dormir.

Comentários



Mais Lidas