Sinais de que a pessoa está mentindo.

Uso excessivo de detalhes. Quando contamos um acontecimento, a nossa lembrança distorce um pouco os fatos e o natural é uma menor quantidade de detalhes na história. Uma pessoa que fala muito e com uma riqueza de detalhes incomum talvez esteja inventando ou falando um discurso ensaiado, sem muita verdade, na tentativa de convencer quem a escuta.
Enrolação antes de responder. Se estamos muito emocionados, a voz aperta, precisamos parar, tomar coragem e fazer pausas no discurso, mas no caso do mentiroso, ele precisa de pausa para ganhar tempo enquanto trabalha na construção da mentira. A pessoa que está mentindo repete a pergunta, repete o que foi dito e desvia o assunto até conseguir segurança para mentir.
Alterações no tom de voz e postura. O medo nos faz mudar de comportamento, a postura fica na defensiva, ficamos preparados para nos defender ou fugir. Algo similar ocorre com o mentiroso, a sua defesa e fuga da situação são através da mentira, muitas vezes através do grito, choro ou vitimismo no seu discurso, o que não é típico dessa mesma pessoa em situações similares.
Discurso sem uso da 1ª pessoa (eu). A história que aconteceu conosco naturalmente é contada em 1ª pessoa, afinal, nós estávamos lá e vivemos a história. O mentiroso pode mudar o discurso para evitar dizer “eu” e faz isso para acreditar no que está falando com mais veracidade. Muitos exemplos com “e se uma pessoa” são tentativas de confundir e ocultar a verdade.
Comentários
Postar um comentário
Deixe a sua opinião!