Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


Porque a raiz do preconceito é a ignorância.


O preconceito nada mais é do que julgar antecipadamente, sem ter o contato necessário com o tema preconceituado para então obter o fundamento crítico necessário e por fim promover atitudes discriminatórios. Isso causa angústia para todos e deve ser mais do que evitado, deve ser combatido. Os três pontos fatais à saber sobre o tema são:


Ausência de fundamento crítico: O preconceito habita onde a ignorância está. Essa é a frase que melhor descreve o movimento preconceituoso, dificilmente alguém que entende e reflete sobre o tema será preconceituoso. É simples, basta pensar antes de conceituar qualquer tema na vida se temos ou não o conhecimento necessário para criticar e criar um conceito. Se a resposta for não, melhor se informar melhor antes de conceituar. Simples.


Atitudes discriminatórias: Essa é a consequência do preconceito e é o que o faz percebido por todos, o ódio e a angústia muitas vezes sem qualquer fundamento. Uma das áreas da vida que, infelizmente, mais promove esse tipo de atitude é a religião. "Estudiosos" das religiões se sentem empoderados para segregar outras pessoas e promover o ódio, mas não são estudiosos de fato, o que empodera é a tal fé cega e e efeito abelha; se sentem deuses mais próximos do paraíso, mas são apenas insetos.


Presença da angústia: O que permeia todo esse processo é a presença da angústia, alguém sempre sofre com o preconceito e é por isso que ele deve ser combatido. Se a dor do outro não te incomoda tem algo errado com você e não com o outro. Parece tão simples, mas infelizmente é muito complexo para muitas pessoas, principalmente as mais ignorantes. Quem sabe, um dia, isso mude.

Comentários



Mais Lidas