Pular para o conteúdo principal

Novidade!

Tirar essas ideias da mente para ficar em paz.

Tudo começa com uma pulga atrás da orelha, um pensamento aqui e ali, um sentimento de que algo está fora do lugar e de repente a insatisfação e a dúvida surgem. O evento que desencadeia essa transformação varia bastante de pessoa para pessoa, mas a consequência é sempre rever as próprias verdades e valores. Algumas ideias que sempre mudam com o tempo são: Agradar todo mundo para ser aceito e se sentir bem na própria pele. Entre a infância e adolescência é comum uma pessoa mudar bastante procurando a aceitação do grupo, mas ao longo da vida adulta é esperado que essa ideia seja desconstruída e dê lugar a mais autenticidade, espontaneidade e autoestima. Ninguém é feliz vivendo só para agradar aos outros. Acumular o máximo de bens para conquistar a felicidade. Os pais e avós vendem essa ideia e é compreensível para quem viveu numa época com alta inflação e falta de liberdade, mas não é uma ideia que se sustenta por toda a vida. O aprendizado é que o dinheiro é necessário, ...


Sem comunicação e confiança não há relacionamento.


Não existe uma fórmula perfeita para um relacionamento perfeito, mas além do respeito a comunicação é essencial. Uma boa comunicação torna qualquer relacionamento mais simples por facilitar a solução dos problemas. Existe uma ideia de que a pessoa perfeita entenderá tudo o que você precisa sem a necessidade de uma conversa. Essa é uma ideia imatura retirada dos contos de fadas e que atrapalha mais do que ajuda, a realidade é outra. 


A verdade é que ninguém é obrigado a entender o que você precisa ou quer só olhando para você. Ninguém precisa se preocupar o tempo todo em ler a sua postura, o seu status das redes sociais ou a sua indireta. Ninguém precisa participar de joguinhos, cenas de ciúmes, birras, muitas piadinhas, castigo do silêncio e vitimização. E aceitar essa verdade é um passo importante para construir um relacionamento positivo e maduro.


Outro ponto é a confiança. Se você não confia no que a pessoa fala, não adianta tentar entender e continuar conversando. A falta de confiança é uma barreira a compreensão do que foi dito já que você ouve achando que é uma mentira. Vale a pena refletir se você quer um relacionamento de verdade que fala, ouve, entende e confia com reciprocidade. Ou se prefere continuar acreditando no príncipe/princesa perfeita que salvará toda a sua vida só por existir nela.

Comentários



Mais Lidas