Novidade!

Ansiedade: Quando é um transtorno e a melhor forma para avaliar.

Imagem
O transtorno de ansiedade é um problema sério, ele atrapalha muito a vida de uma pessoa em vários sentidos e aspectos. Diferente da ansiedade comum , o principal ponto que evidencia um problema é a falta de sentido no motivador da ansiedade. Geralmente, a pessoa não reconhece e não entende os sintomas da ansiedade como válidos ou não encontra justificativas. É como sentir sintomas da ansiedade de forma espontânea e recorrente, tudo só piora quando o medo dos sintomas aparece. A pessoa ansiosa começa a evitar tudo por medo de um ataque de pânico , por exemplo, é aqui que ela geralmente busca ajuda. Para falar dos sintomas do transtorno de ansiedade, é importante entender a forma de identificá-los via modelo biopsicossocial . Biopsicossocial é um modelo que os profissionais da saúde utilizam para entender a doença e a saúde das pessoas em geral. Bio é de biológico, ou seja, os fatores biológicos que influenciam a saúde como a genética , a química e o físico de uma pessoa...


Superar ou viver fingindo que está tudo bem.


Fingir que nada aconteceu na esperança de acreditar que nada realmente aconteceu.
Por mais difícil que seja você precisa abrir os olhos e ouvidos para encarar a realidade de frente, do contrário ela vai derrubar você. É uma péssima escolha fingir, a consequência será mais tempo sofrendo, errando e pagando consequências ruins várias vezes seguidas até o limite do trauma.

Qualquer pessoa é culpada por tudo, exceto você mesmo. Depois do baque inicial, você pode encontrar muitos culpados, mas também precisa aceitar a sua parcela de culpa. Verdades como: as pessoas te tratam como você permite e a escolha/consequência são suas, precisam ser lembradas e aceitas antes que você entre no papel de vítima da vida para sempre.


Medo de que os outros te julguem pelo acontecimento. É normal se preocupar com a opinião dos pais, irmãos, amigos, chefes, professores, por exemplo, mas fingir que nada aconteceu ou que está tudo bem só para impressionar as pessoas não é certo. Você vai entrar num papel que não está pronto para interpretar e quando a máscara cair, será difícil lidar com as consequências.

Lutando, evitando e fugindo da tristeza por medo de aceitar a realidade. O seu corpo é uma máquina e nele está programada a função “tristeza”, ou seja, a tristeza possui objetivos no seu corpo e a principal deles é justamente a superação. Parece meio óbvio, mas você precisa ficar triste para superar: chorar, se isolar, digerir tudo o que aconteceu até sentir-se bem de verdade.


Repetindo as mesmas escolhas, atitudes e pessoas sem perceber. Freud e a psicanálise desenharam bem esse processo, quando você não supera, você repete o ciclo até aprender e superar de verdade. O mais perigoso e difícil disso é muitas vezes sozinho você não perceber que está fazendo as mesmas escolhas, tomando as mesmas atitudes e escolhendo o mesmo tipo de pessoa.

Medo de abandonar o passado, recomeçar do zero e sair da zona de conforto. A grande virada da superação é o momento chave em que você aceita que precisa sair do lugar e abandonar tudo de uma vez. Você pode levar algum tempo para alcançar esse momento, mas lembre-se da zona de conforto: o caranguejo não percebe a água esquentando e se acomoda no cozimento.

Comentários



Postagens mais visitadas deste blog

Quando não se sentir bom o suficiente.

A traição muda o significado da confiança.

Com gratidão, você vê a vida com mais positividade.